O presidente da Federação Internacional do Automobilismo (FIA), Mohammed Ben Sulayem, se reuniu com representantes das dez equipes da Fórmula 1 e aprovou um sistema de pontuação emergencial a ser adotado nos casos em que os GPs são encerrados antes do tempo total. O objetivo é evitar repetir as polêmicas criadas no GP da Bélgica de 2021.
Na ocasião, fortes chuvas caíram sobre o circuito de Spa-Francorchamps e forçaram a paralisação da corrida por quase quatro horas. Como a prova não seria concluída, apenas uma volta foi validada e metade dos pontos concedidos aos dez primeiros pilotos. Max Verstappen, que largou da pole, foi o vencedor. Vale lembrar que este resultado da corrida belga, com Lewis Hamilton em segundo, não interferiu na pontuação final do campeonato. Contando ou não a prova em Spa, o campeão teria sido Max.
Conforme a nova regra, se uma corrida for encerrada com menos de duas voltas dadas pelo líder sem a presença do safety car (real ou virtual), os pilotos não pontuarão. Nesta suposição, todos os pilotos sairão do circuito com zero ponto.
Mas, se o líder da corrida completar mais de duas voltas sem safety car, porém com menos de 25% da distância total da prova, apenas os cinco primeiros colocados irão receber pontos, sendo que o vencedor levará seis, enquanto que o segundo receberá quatro. Desta forma, a pontuação ficará assim:
1º = 6 pontos
2º = 4 pts
3º = 3 pts
4º = 2 pts
5º = 1 pt
Porém, se o líder da prova completar mais de 25%, e que a distância não chegue a 50% do total, os nove mais rápidos receberão a seguinte pontuação:
1º = 13 pontos
2º = 10 pts
3º = 8 pts
4º = 6 pts
5º = 5 pts
6º = 4 pts
7º = 3 pts
8º = 2 pts
9º = 1 pt
Se o líder percorrer de 50% a 75% da distância total prevista para a corrida, os dez primeiros pilotos receberão os seguintes pontos:
1º = 19 pontos
2º = 14 pts
3º = 12 pts
4º = 9 pts
5º = 8 pts
6º = 6 pts
7º = 5 pts
8º = 3 pts
9º = 2 pts
10º = 1 pt
Caso a prova seja concluída com percentual acima de 75% da distância total, valerá a pontuação usada nos últimos anos.
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